Normas

ABNT NBR 9480:2009 – Peças roliças preservadas de eucalipto para construções rurais – Requisitos

Eucalipto Roliço tratado

A importante norma técnica “ABNT NBR 9480:2009 – Peças roliças preservadas de eucalipto para construções rurais – Requisitos” foi publicada em 21/05/2009 e vem servindo  para fixar condições mínimas exigíveis para aplicações em construção de cercas, currais, estruturas de culturas agrícolas aéreas e outras aplicações similares. No entanto, importantes atualizações precisam ser incorporadas, a fim de compatibilizar com normas mais recentes publicadas, à exemplo da importante “ABNT NBR 16.143:2024 – Preservação de madeiras – Sistema de categorias de uso” e da “NBR 7190: 2022 – Projeto de Estruturas de madeira”.

Também faz-se necessária a inserção de outras espécies de madeira, como exemplo a Corymbia citriodora, que anteriormente chamava-se Eucalyptus citriodora mas foi reclassificada devido às características morfológicas. Nas últimas décadas, também foram desenvolvidos novos clones de Eucalipto, no sentido de aumentar a resistência durante geadas nas regiões mais frias do sul do Brasil, e principalmente reduzir a fissuração superficial após a colheita e preservação das toras.

A TWBRAZIL solicitou à ABPM  – Associação Brasileira de Preservadores de Madeiras que interceda perante a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas no sentido de iniciar o processo formal de criação de um grupo de trabalho especifico para fazer essa revisão. Espera-se que em 2026 tenhamos uma norma modernizada, para embasar o desenvolvimento desse importante sistema construtivo usado pelo agronegócio brasileiro.

CURIOSIDADE

A diferença entre Eucalyptus citriodora e Corymbia citriodora é taxonômica, ou seja, está relacionada à classificação científica da planta. Inicialmente, a espécie era classificada como Eucalyptus citriodora. No entanto, estudos mais recentes, com base em evidências genéticas e morfológicas, levaram à sua reclassificação para o gênero Corymbia.

Em resumo:

  • Eucalyptus citriodora: Nome científico anterior, atualmente considerado obsoleto.
  • Corymbia citriodora: Nome científico correto e atualizado.

A mudança de gênero se deve a:

  • Diferenças significativas entre os gêneros Eucalyptus e Corymbia, principalmente no que diz respeito à estrutura das flores, frutos e DNA.
  • Estudos que revelaram que o Eucalyptus citriodora compartilha mais características com outras espécies do gênero Corymbia.